segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SEGUNDO ANIVERSÁRIO DA FONTE DO GAVIÃO DE BAIXO GEROU FESTA EM SELADA DAS PEDRAS

No dia 20 de Agosto foi realizada uma jornada de convívio em Selada das Pedras, assinalando o segundo aniversário da reconstrução da fonte do Gavião de Baixo, sítio localizado a cerca de 2 Km da nossa aldeia.

Esse chafariz foi construído pela população local em 1953, mas, com a desertificação da aldeia (há cerca de 30 anos), foi tapado pela vegetação. Em 2005, o enorme incêndio que deflagrou na zona voltou a deixar a fonte visível, embora se encontrasse em ruínas.
José Gonçalves

O seladense José Gonçalves, ligado àquela povoação pelo casamento com Celeste dos Santos Barata, já falecida, tomou a iniciativa de fazer as diligências necessárias, junto da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, para proceder-se à reconstrução da fonte. Assim sendo, a 22 de Agosto de 2009, o 'novo' fontanário do Gavião de Baixo foi inaugurado por José Brito, presidente da CM Pampilhosa da Serra.

Mas José Gonçalves não ficou por aí e resolveu ainda criar uma comissão, denominada 'Os amigos da Fonte', que, com o valor das quotas anuais, ajuda à manutenção e conservação do referido espaço.

Todos os anos, no fim-de-semana mais próximo da data de inauguração do fontanário, José Gonçalves faz questão de celebrar o aniversário do acontecimento. Assim, organiza um programa de confraternização que junta dezenas de pessoas à mesa. Este ano não foi excepção...

Mais de 40 convidados marcaram presença na festa de 2011, que decorreu em casa do organizador. "Fiquei bastante agradado com este dia. Só lamento que alguns convidados não tenham comparecido por não lhes ter sido possível. No entanto, penso que foi uma jornada muito positiva e que todas as pessoas ficaram satisfeitas com este dia de convívio na aldeia", refere o anfitrião, José Gonçalves, em jeito de balanço.

Aqui ficam registados, em imagens, alguns momentos da festa do segundo aniversário da reconstrução da fonte do Gavião de Baixo...

Orlando Martins (de costas) e Carlos Marques estiveram de serviço no grelhador
As mesas encheram-se de gente e de alegria
Os grelhados ao almoço fizeram as delícias dos convidados
A iniciativa proporcionou mais alguns momentos de convívio entre familiares
A mesa para o lanche era propícia aos gulosos
José Gonçalves, o anfitrião, em primeiro plano
A festa reuniu diversas gerações
Céu Antão marcou presença num evento que decorreu na terra que a viu nascer
Este trio de primos voltou a reencontrar-se nesta jornada festiva
Mais de 40 pessoas marcaram presença no segundo aniversário da reconstrução da Fonte do Gavião de Baixo
Em nota de conclusão, deseja-se que esta celebração venha a decorrer durante muitos mais anos e que nela continuem a marcar presença todos os convidados deste ano (se possível, mais alguns), com bastante alegria e saúde.